Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

NEUROPSICOLOGIA


        

      A Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação cérebro-comportamento. Isso quer dizer que ela se preocupa em compreender como as diversas funções mentais (ex. atenção, memória, linguagem...) se manifestam no comportamento. Esta ciência é uma subdivisão da psicologia e engloba disciplinas como neurologia, neuroanatomia e neurofisiologia. Os objetos de estudo da neuropsicologia são os distúrbios cognitivos (de funções mentais como memória e atenção), emocionais e de comportamento provocados por lesões cerebrais e doenças orgânicas.
      A Neuropsicologia é uma área relativamente nova. Os avanços na área neuropsicológica começaram a ocorrer após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, período no qual os cientistas passaram a empregar esforços para compreender como os diferentes tipos de lesões influenciavam o comportamento  humano e como se poderia remediá-los.
      Mais recentemente, as mudanças socioculturais e os avanços tecnológicos levaram a um aumento no número de vítimas de lesões cerebrais ocasionado por acidentes automobilísticos (Abrisqueta-Gomez, 2006), acidentes decorrentes de esportes radicais, vítimas da violência, entre outros.
      Além disso, o aumento na expectativa de vida trouxe consigo a necessidade de estudos sobre o envelhecimento normal e também sobre as doenças decorrentes do processo de envelhecer (acidentes vasculares cerebrais, doença de Alzheimer e demais tipos de demências, hipertensão arterial etc.). Desse modo, ficam claras as implicações sociais que o estudo da reabilitação neuropsicológica traz para a população.

      McMillan e Greenwood (1993) afirmaram que "a reabilitação neuropsicológica deve navegar pelos campos da neuropsicologia clínica, análise comportamental,  retreinamento cognitivo e psicoterapia individual e grupal".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário